Sobre Vidros Escurecidos

Ainda no tema “Segurança no Trânsito” vou opinar hoje sobre os vidros escurecidos com películas.

Não gosto desta moda. Acho que os carros ficam mesmo muito bonitos quando têm seus vidros escurecidos, concordo com os que dizem que dá uma certa segurança contra assaltos porque intimida os assaltantes, mas, mesmo assim, não gosto.

Sob o ponto de vista da segurança viária acho que eles são péssimos. Não tenho dúvidas de que eles tiram muito a visibilidade de quem vai dentro do carro, mesmo de dia. De noite, então, são um desastre. Você já andou à noite num carro com vidros escurecidos? Visibilidade é um item inegociável, não se pode abrir mão, tem que ser a maior possível.

Mas não é só isto. Em muitas situações no trânsito é importantíssimo olhar na cara do outro motorista para perceber quais são suas intenções. Isto um bom motorista faz instintivamente várias vezes por dia, é fundamental. Quando o outro carro tem vidros escurecidos esta troca de informações fica prejudicada, não tem como, só adivinhando. E quando quem precisa saber o que o outro vai fazer é um pedestre? Pior ainda. Outro dia fiquei sem saber se podia atravessar uma rua, na faixa, porque o caminhão que vinha vindo tinha vidros escurecidos e eu não via a cara do motorista. Ele ficou num para não para que eu achei melhor não atravessar até que ele abriu o vidro e fez sinal com a mão.

Tem mais: A maioria das pessoas ao volante já fica meio transfigurada psicologicamente. Umas mais outras menos, mas todas se sentem meio protegidas e um pouco mais poderosas atrás de um volante, os comportamentos mudam. Pois mudam mais quando estas pessoas estão atrás de vidros escurecidos protegidas, também, pelo anonimato. Já não nos basta ter de agüentar os motoqueiros protegidos por seus “elmos”, no mais absoluto anonimato, ainda temos que dar esta garantia aos motoristas? Os motoqueiros pelo menos têm este privilégio por questões de segurança.

E aquelas situações proibidas que até rendem multas como falar ao celular, andar sem cinto, namorando perigosamente e outras coisas? Passam a ser permitidas para quem usa os tais vidros?

E o que falar dos verdadeiros bandidos? Os “procurados”? Podem circular à vontade dentro de carros com vidros escuros sem que a polícia os veja?

Não, definitivamente não gosto desta moda. Tomara que passe logo.

———

Complementando a visão do Paulo, mais um argumento: quando o carro que vai a frente tem vidros escurecidos por película, fica difícil para o motorista que está atrás saber o que está acontecendo a frente, não permitindo que ele se antecipe no caso de problemas. Com certeza as tais películas já foram protagonistas em muitos casos de engavetamento.

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook:

2 respostas para “Sobre Vidros Escurecidos”

  1. jorge disse:

    definitivamente deveria ser proibido…..qual a segurança q traz?….SE FOR BANDIDO OU POLÍCIA TE METE BALA POR NÃO SABER QUAL SUA ATITUDE…..RIDÍCULO

  2. ge disse:

    cada um tem sua opiniao acho que nao temos uma seguranca adequada para andarmos com a cara na rua parar em um semafaro as 5da manha ou mais cedo quem vai fazer a sua seguranca ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *