Tipo de extintor obrigatório para automóveis a partir de 2015

Extintor abc

O novo extintor para seu carro será obrigatório a partir de janeiro de 2015, portanto, confira a validade do seu e mesmo que ainda não venceu, a troca é obrigatória pelo novo extintor ABC e que terá validade por 5 anos, caso não seja usado neste tempo.

ATENÇÃO: novo prazo: 30/03/15

ADIADO POR 90 DIAS A EXIGÊNCIA DO NOVO EXTINTOR DE INCÊNDIO – A medida tomada foi pela falta de extintores no mercado, que acabou deixando muitos motoristas sem saída e muitos até foram multados. Agora com a medida, as multas serão canceladas e todos terão até o dia 30 de março para comprar o extintor ABC.

A troca só será necessária caso o extintor seja usado ou por algum motivo perdeu sua pressão.

Na troca, o seu extintor será descartado e substituído por um novo. Na verdade, o valor que seria gasto em 5 recargas anuais, agora será pago por um novo a cada 5 anos.

A troca é para que o condutor tenha mais segurança no uso do novo extintor, já que vai servir para apagar fogo da parte elétrica, combustível e outros.

A partir de 1º de janeiro de 2015, os veículos automotores só poderão circular equipados com extintores de incêndio com carga de pó ABC. Esta é uma determinação do CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito, contida na Resolução nº 333/2009 em seu § 2º do Art. 2º.

O extintor de incêndio de pó químico tipo BC equipou os carros fabricados até 2004, já os carros fabricados a partir de 2005 passaram a ser equipados com extintores de incêndio de pó químico do tipo ABC. Portanto os proprietários de veículos automotores fabricados até 2004 deverão regularizar seus extintores até 31/12/14, atendendo à resolução CONTRAN.

Mais informações sobre o novo extintor, veja no site do Ipem ou no site Asnovidades.

Se o seu veículo já está equipado com o extintor de pó químico ABC, você terá que trocá-lo quando:

– terminar a validade de 5 anos dada pelo fabricante;
– caso ocorra uma despressurização;
– ou se você o tiver usado.

extintor5

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook:

Por: fslonikEm: 22 de dezembro de 2014 | Em Segurança  | Tags:  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *